sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dúvidas sobre Comércio Eletrônico


        

                 

O que é comércio eletrônico?

O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. O comércio eletrônico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.

O que é uma Loja Virtual?
É um site que permite a comercialização de produtos ou serviços na Internet, oferecendo a descrição dos itens, geralmente com fotos, formas de pagamento e condições de envio.
O cliente utiliza o site para selecionar os produtos ou serviços que deseja adquirir e para efetuar a compra.
As lojas virtuais podem ser originadas de estabelecimentos que já existem, ou seja, o lojista já dispõe de uma loja física e optou por abrir mais um canal de comercialização. Esta forma é chamada de comércio misto.
Outro tipo de loja virtual é conhecido como comércio virtual, onde a comercialização é feita exclusivamente pela Internet.

O que é uma Vitrine Virtual?
É um site para exposição de produtos e serviços, onde os mesmos são apresentados em detalhe, com descrição, foto e demais características.
A Vitrine Virtual apenas divulga as lojas, produtos e serviços. A comercialização se faz por meio de contato pessoal: telefone, fax, correio, e-mail ou visita ao estabelecimento.

Quais são as vantagens da utilização da Internet no comércio?
  • Estar presente na maior rede de comunicação do mundo;
  • Acesso imediato por visitantes de todos os lugares;
  • Aproveitar a interatividade da Internet, que é a capacidade de realizar comunicação em duas vias. O site envia e pode receber informações do visitante, diferente de outros canais de comunicação, como folhetos ou televisão;
  • Cada vez mais as pessoas utilizam a Internet em suas atividades;
  • Os consumidores estão aumentando a freqüência de compras e a média de gastos online.



O que faz a diferença no e-commerce?
Marketing, marketing e marketing!

O sucesso do seu negócio na Internet é um resultado direto das suas ações de Marketing.


Uma abordagem interessante é a dos 4 P's: Produto, Preço, Promoção e Praça. Todos estes aspectos do seu negócio devem ser trabalhados em conjunto e estar adequados ao mercado.


A apresentação do seu site faz muita diferença. Deve ser clara, agradável, bem estruturada e de fácil compreensão pelo cliente.


Na competitividade, a empresa que dispuser de informações mais completas e acessíveis sobre sua atividade e sobre cada produto levará vantagem.


Acima de tudo, todo o funcionamento do site e o fechamento da compra devem funcionar de forma absolutamente correta evitando uma experiência frustrante.

Como é feito o pagamento em uma Loja Virtual?
O pagamento em uma Loja Virtual pode ser realizado basicamente de duas maneiras: online ou offline.
Pagamento online é feito através da Internet, por exemplo, débito em conta corrente e cartão de crédito.
O pagamento offline não utiliza a Internet como, por exemplo, pagamento contra entrega.
Formas de pagamento como o boleto bancário ou depósito bancário podem ser feitas online utilizando o home banking ou offline em uma agência bancária.

Que informações devem ser apresentadas ao cliente?
O tipo de negócio deve ser descrito em primeiro lugar. Do ponto de vista do cliente final é extremamente importante que o procedimento para a compra, as formas de pagamento e as opções de transporte da mercadoria sejam definidos em detalhes, com fácil navegação.

Como apresentar cada produto?
Cada produto deve ser apresentado com a informação mais completa possível. Para isso, deve-se usar fotografias de boa qualidade e textos explicativos, fornecendo todos os detalhes necessários à identificação do produto, tais como código, nome, material, dimensões, cores, tamanhos e peso, conforme o caso.

Texto retirado do site: http://www.lojistaonline.com.br




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